• Apoiar a acção educativa: suporte legal consensual para todas as educadora, para que não haja grandes discrepâncias de práticas pedagógicas;
• Constituir um quadro de referência comum: antigamente a linguagem técnica das educadoras era distinta; crucial para a linguagem das educadoras;
• Tornar visível a educação pré-escolar: mais atenção à prática e menos à teoria. A prática muitas vezes não está ajustada aos princípios gerais da educação pré-escolar. Tornar visível implica dignificar o estatuto;
• Dignificar o estatuto dos educadores: cabe às educadoras dignificar a sua profissão; consequência: compreensão do papel da educadora por parte dos pais;
• Aprofundar a comunicação entre todos os educadores e agentes educativos e promover a sua participação.
• Facilitar a continuidade educativa: necessidade grande de existir uma continuidade entre o pré-escolar e o 1º ciclo;
• Proporcionar uma dinâmica de inovação e de aumento de qualidade: pretendia-se que as práticas dos educadores fossem objecto de prática e mudança, que se traduzisse num aumento da qualidade.
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